sexta-feira, 17 de agosto de 2012

o nosso mar

A edição on-line do Público de hoje dá conta dos resultados de um trabalho publicado esta semana na revista Nature, que classifica o mar de Portugal em 57º lugar no Índice de Saúde dos Oceanos, num total de 171 países e territórios avaliados.



Segundo a notícia, o mar português tem três critérios acima da média: oportunidades para a pesca artesanal (94 pontos), biodiversidade (83) e economia costeira (82). Abaixo da média global estão a exploração sustentável de produtos naturais não alimentares (21 pontos), turismo (26), sentido de identidade cultural (44) e a provisão de alimentos (53). Não existe informação disponível para os critérios de armazenamento de carbono e protecção da zona costeira. 

Para que não restassem dúvidas, um estudo internacional veio lembrar-nos que a pesca artesanal e a biodiversidade é o que o nosso mar tem de melhor. Mas infelizmente, hoje, a nossa pertença está aquém de ser do mar e nós, povo de marinheiros e poetas do mar, parece que ainda andamos perdidos à procura da nossa identidade cultural...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...